Local

Paróquia Nossa Senhora da Esperança


A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, localizada na Asa Norte de Brasília, tem arquitetura inspirada na liturgia advinda do Concílio Vaticano II, com uma belíssima Coroa Mistérica iconográfica.

O formato octogonal dá forma à Assembleia, que é membro da Igreja em que Cristo é a cabeça. A assembleia se une na presença de Deus nos fatos da vida e nos sacramentos, favorecendo a participação na liturgia.

O presbitério ressalta o papel do presbítero como ministro principal da assembleia, presidindo-a e guiando a pregação, e como membro da comunidade reunida em torno da mesa da Palavra e do Pão. Devido ao fato do padre atuar in persona Christi, o presbitério representa a cabeça, como Cristo que é a cabeça da Igreja.

O ambão representa a boca de onde a Palavra de Deus vai ao encontro do cristão, e sua posição central faz presente a importância da Palavra de Deus no corpo eclesial. É o lugar do anúncio profético e apostólico pascal e iluminante, de onde se proclamam as leituras nas celebrações.

No altar se torna presente, sob os sinais sacramentais, o sacrifício da cruz. É também a mesa do Senhor, à qual o povo participa quando é convocado para a missa: é o centro da ação de graças que se cumpre a Eucaristia. A mesa representa, por sua dimensão e por se localizar ao centro, o coração da assembleia.

A pia batismal representa o trabalho de reconstrução da Igreja que nos guia à redescoberta do próprio batismo. Nela acontece o batismo por imersão, momento muito esperado na Vigília Pascal: nascemos na fé, da Igreja que é mãe, dentro de uma assembleia que testemunha, por isso a pia batismal representa o útero. Sobre a pia também são celebrados funerais, o dies natalis, passagem do cristão desse mundo para a casa do Pai.


Endereço: EQN 307/308, Asa Norte - Brasília/DF, CEP 70746-400.

Contato: (61) 3273-2255

File:Catedral Metropolitana de Brasília 2.jpg - Wikimedia Commons

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é a sede da Arquidiocese de Brasília. Concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, foi o primeiro monumento a ser criado na capital federal. A pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958, e sua estrutura ficou pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto com noventa toneladas cada (pilares de seção parabólica), num formato hiperboloide simulando mãos voltadas para o céu em oração. Foi concluída e dedicada em 31 de maio de 1970. Seus vitrais são de autoria da artista plástica Marianne Peretti. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, pela simbologia e sede da Arquidiocese de Brasília, é sugerida como lugar de peregrinação aos participantes do Congresso.

Endereço: Esplanada dos Ministérios lote 12 - Brasília, DF, 70050-000

Contato: (61) 3224-4073